Visão Geral do Kanban

Introdução


O Sistema Toyota de Produção se apóia em dois grandes pilares: o Jidoka e o Just in Time. O Fluxo Contínuo, o Tempo Takt e o Sistema Puxado formam a estrutura do pilar do Just in Time (figura 1). E a ferramenta Kanban, embora não faça parte diretamente da estrutura da casa do Sistema Toyota de Produção, auxilia o cumprimento do Tempo Takt pela produção e o controle do Sistema Puxado nos locais onde não foi possível criar Fluxo Contínuo. Portanto o Kanban assume funções importantes no Just in Time.





O que é Kanban
A palavra Kanban vem do Japonês e quer dizer sinal, cartão, ou registro visual. Por isso, qualquer aplicação de Sistema de Gestão Visual na empresa poderia, literalmente, ser chamado de Kanban. Mas embora estejamos acompanhando recentemente um crescimento acentuado da utilização dos conceitos de Kanban no desenvolvimento de softwares e novos produtos, a grande maioria das aplicações se refere à produção e às atividades de chão de fábrica fazendo com que o termo passasse a ser considerado sinônimo de gestão visual da produção.

Kanban é um sistema de gestão visual da produção que tem por objetivo: viabilizar o Sistema Puxado através da visualização imediata da demanda real do processo cliente, controlar os níveis de estoque mantendo-os dentro dos padrões pré-estabelecidos, e permitir o acompanhamento do ritmo da produção em relação ao ritmo de consumo do cliente evitando superprodução e geração de estoques excessivos.

Existem dois tipos de Kanban utilizados para gerenciar a produção e o fluxo de materiais: o Kanban de Produção e o Kanban de Movimentação/Transporte.



Kanban de Produção


É chamado “Kanban de Produção” o sinal (usualmente um cartão) que autoriza a produção de determinada quantidade de um item. Uma quantidade fixa de cartões circula no sistema entre o processo fornecedor e o processo cliente e sempre que uma peça (ou caixa) é produzida, um cartão é fixado na peça (ou caixa). Assim que o cliente consume o estoque, o cartão Kanban de Produção retorna ao processo fornecedor, autorizando a produção para reposição dos níveis de estoque.





Kanban de Transporte


O “Kanban de Transporte” (usualmente um cartão diferente do Kanban de Produção) autoriza a movimentação física do estoque. O número de cartões Kanban de Transporte é fixo e a retirada de peças do supermercado do processo fornecedor acontece através deles. Os cartões são afixados nas caixas (usualmente, o cartão de transporte é afixado em substituição ao cartão de produção) e levados a outro processo ou local. Quando acontece o consumo das peças, os cartões são retirados das caixas e ficam disponíveis para autorizar novas ‘compras’ no supermercado do processo fornecedor.

0 comentários:

Postar um comentário

Logística

Serra/ES, Brasil

Blog criado em 21/01/2013, destinado a estudantes do ensino técnico em logística e aos profissionais da área Logística, interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre o tema em questão, objetivando a interação entre blogueiros, assim como o compartilhamento de novas informações e curiosidades. Sejam bem-vindos e comentem!
Tecnologia do Blogger.